Servidor

22/05/2018

Desistir nunca

O paratleta Diogo Müller é um dos orgulhos de Céu Azul, no oeste do Paraná, onde nasceu há 28 anos. Respeito que se estende para Toledo, onde atua pelo time de handebol da Associação Atacar, e para Três Barras do Paraná, onde desenvolve as atividades profissionais como servidor do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater.

“Nunca desisto até conseguir o que quero”, afirma o atleta. Por isso não desistiu dos sonhos quando, aos 16 anos, um acidente de trator levou à amputação da perna esquerda. “Da forma como aconteceu, esse foi o menor dos males”, diz. “Superei muito rápido e não me abalou nem um pouco mentalmente.”

Seis meses depois, Müller já circulava pela propriedade rural dos pais com a prótese, terminou o Ensino Médio e, com 18 anos, passou a cursar Agronomia. Durante o processo de recuperação, enquanto dedicava-se à fisioterapia, ele foi apresentado à Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas (Atacar) por um dos colegas. Imediatamente interessou-se pelo handebol, um dos esportes mais qualificados da associação.

Começou como goleiro, mas hoje é um dos destacados armadores não só da Atacar, mas também da seleção brasileira. Por ela disputou e venceu o Pan-Americano de 2014, em Buenos Aires. Ele tem no currículo, ainda, cinco títulos brasileiros, cinco paranaenses e dois Jogos Abertos. Por isso foi o destaque quando a tocha olímpica passou por Céu Azul, em 2016, cabendo a ele fazer o trecho final até o palco.

Müller formou-se em Agronomia em Cascavel. Por algum período, atuou em cooperativa e, em setembro de 2016, assumiu o cargo conquistado por concurso no Instituto Emater, sendo designado para Três Barras do Paraná. Quando morava mais próximo a Toledo, os treinamentos estendiam-se a até três vezes por semana. Agora, os cerca de 130 quilômetros possibilitam uma ou duas vezes ao mês, ritmo que se intensifica às vésperas de competições. Desistir nunca. “Não é qualquer problema que me faz parar”, reforça.

Confira mais fotos desta reportagem e outras histórias de vida de servidores CLICANDO AQUI
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.