Funcionalismo

26/11/2007

FUNCIONALISMO - Polícia Militar forma turma de doutores em Segurança Pública

A Polícia Militar formou, nesta sexta-feira (23), 41 oficiais no Curso Superior de Polícia 2007 (CSP), que equivale a doutorado em Segurança Pública. A solenidade foi presidida pelo chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Irineu Ozires Cunha, e contou com a presença de autoridades militares e civis.
Os 41 formandos são oficiais superiores – tenentes-coronéis e majores – da Polícia Militar do Paraná, de São Paulo, Santa Catarina e do Ceará. “Para a sociedade o benefício é o envolvimento maior de cada um desses oficiais para desenvolver trabalhos na segurança pública de forma mais eficiente do que ela já vem sendo feita”, afirmou o coronel Ozires.
Em seu discurso, o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Joacyr José da Silva, destacou que a sociedade dispõe de comandantes ainda mais bem preparados. Dos 41 formandos, 25 são oficiais policiais militares, oito são bombeiros militares e três são do quadro de saúde da Polícia Militar do Paraná, que atuam nas diversas unidades da corporação no Estado. O major César Alberto Souza, primeiro colocado no curso, foi homenageado, assim como o coordenador do CSP 2007, tenente-coronel Renato Jorge da Silveira.
APERFEIÇOAMENTO - O Curso Superior de Polícia é considerado de nível estratégico de Doutorado em Segurança Pública. O curso é realizado pela Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) da Polícia Militar do Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Os alunos passam pelo aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos e práticos.
Em oito meses de aulas, os oficiais tiveram aulas de tiro policial, estratégia de recursos humanos, policiamento comunitário, direitos humanos, ética, estratégia aplicada à segurança pública, conheceram experiências de polícias de outros países, e aprenderam as mais modernas técnicas de gerenciamento de crise, entre outras disciplinas.
Entre os formandos há oficiais das polícias militares de São Paulo, Santa Catarina e do Ceará. “Os conhecimentos adquiridos aqui vão ser transmitidos para a minha corporação. Tenho a agradecer o apoio e o envolvimento dos novos colegas e do corpo docente. Através desses conhecimentos temos uma visão melhor para comandar ainda melhor a tropa”, disse o major Ronaldo Mota Viana, da PM do Ceará. Segundo ele, dois projetos desenvolvidos aqui já têm aplicabilidade no Ceará. São o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a Patrulha Escolar Comunitária. “Estou levando o exemplo do Paraná para enriquecer ainda mais os projetos semelhantes que temos no Ceará”, completou.
### FORMANDOS CSP 2007
Tenentes-coronéis policiais militares – PMPR:
Marcos Teodoro Scheremeta
Oscar Francisco Monteiro da Silva
Eron Ulisses Donadello
Mauro Alves Pinto
Nilson Luiz Cordeiro Salata
José Wilmar Becker
Alfredo Bednarczuk Júnior
Luiz Carlos Menezes Deliberador
Sérgio Filardo
Júlio Ozga Nóbrega
Antônio Alves do Amaral Filho
Ronaldo Antônio Maciel de Oliveira
Eduardo Tachibana
Luiz Alberto Borba
Tenentes-coronéis:
José Féliz Drigo – PM-SP
Wilson Takao Kubo – PM-SP
João Luiz Botelho – PM-SC
Tenentes-coronéis bombeiros militares – PMPR:
Luiz Henrique Pombo do Nascimento
Gilberto Martins
Dario Natan Bezerra
Ademir Slompo
Majores policiais militares – PMPR:
Dorival Mortean
Adilson Castilho Casitas
César Alberto Souza
Celso Luiz Borges
Geraldo Moliani
Carlos Henrique Dias Bozza
Ademar Cunha Sobrinho
Milton Isack Fadel Junior
Airton Sérgio Diniz
José Carlos Hissagi Kikuchi
Roberto Rueda Strogenski
Majores:
Ronaldo Mota Viana – PM-CE
Hudson Tabajara Camilli – PM-SP
Majores bombeiros militares – PMPR:
Jorge Luiz Pereira
Carlos Ferreira Nascimento
Antônio César do Prado
Wilson Luiz Marcante
Oficiais convidados:
Tenente-coronel Ciro Hélio Kessel – médico
Tenente-coronel Paulo Cezar Vida Vieira – bioquímico
Tenente-coronel Sérgio Lunardon Padilha – médico
FONTE: Agência Estadual de Notícias – www.agenciadenoticias.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.